Contatos:

Tel.: (21) 3864-5820

Whatsapp: (21) 98296-3569

Rio de Janeiro: Rua Dr Thibau, 80 - sala 104 - Centro, Nova Iguaçu - RJ

Região dos lagos: Rua Narciso Fernandes Portugal, 181 - Jardim Flamboyant, Cabo Frio - RJ

Buscar
  • Nutr. Bianca Oliveira

Porque dosar sua insulina?

Quando uma pessoa já está diabética o que teremos no exame é sua glicemia elevada e em muitos casos a hemoglobina glicada também.

A hemoglobina glicada reflete como tem sido seu estado glicêmico a longo prazo (por volta de 3 meses).

Numa diabetes já instalada temos também a insulina baixa, vejamos porque:

O órgão que produz a insulina (hormônio que leva a glicose pra dentro das células) é o pâncreas; quando a pessoa já tem diabetes significa que seu pâncreas não produz mais insulina de maneira eficiente e/ou que suas células não respondem mais a insulina.


Quando a pessoa está na fase que chamamos de resistência à insulina ou pré diabetes significa que seu pâncreas está na fase de sobrecarga, ou seja, pra conseguir controlar sua glicemia e levando a glicose pra dentro das células ele está precisando trabalhar muito além do seu limite e tendo que produzir insulina demais pra dar conta de toda glicose entrar nas células resistentes.

Assim vemos no exame sua insulina elevada, pois só assim seu corpo conseguiu manter sua glicemia normal.

Se nada for feito nesse momento vai chegar uma hora que o pâncreas não vai mais conseguir dar conta de tanta produção e vai começar a falhar, daí a insulina vai começar a baixar, a glicemia vai subir e então você estará diabético.

Por isso é de extrema importância dosar a insulina e não só a glicemia. A dosagem de insulina te permite fazer algo antes da diabetes se instalar, ela é a "anunciante" da doença.


Na fase da insulina alta talvez seu médico passe medicamentos pra melhorar a sensibilidade das células a insulina fazendo que seu pâncreas não precise trabalhar tanto, como a clássica metiformina.


O nutricionista pode te prescrever uma dieta lowcarb,  afinal se você consumir baixo carboidrato terá menos glicose pra jogar pra dentro da célula e assim seu pâncreas não vai precisar trabalhar tanto.

A ortomolecular vai te passar substâncias que melhorem sua sensibilidade a insulina ou que a simulem como vanádio,  biotina e cromo.

A fitoterapia vai fazer o mesmo com fitoterápicos  como gymnema silvestre e koubo.

O educador físico vai otimizar seus exercícios, uma vez que a atividade física aumenta a sensibilidade à insulina.

Então a equipe multidisciplinar será de extrema importância pra interromper o processo antes do diabetes chegar.


Resumo básico:

Diabetes já instalada: glicemia alta + insulina baixa e em alguns casos normal+ hemoglobina glicada alta .

Em desenvolvimento do diabetes (pré diabetes ou resistência à insulina) : glicemia alta ou normal + insulina alta + hemoglobina glicada normal.

Mas saiba que o resumo citado não é uma matemática exata, seu médico vai levar em conta vários outros fatores e sua individualidade.


4 visualizações