top of page

Mireralograma Capilar

A ortomolecular utiliza alguns parâmetros de avaliação para determinar as substancias que serão utilizadas, bem como sua dosagem, podemos fazer esta avaliação pela clínica do indivíduo e seus exames laboratoriais, dosando por exemplo alguns nutrientes no sangue para então iniciar o tratamento. Porém nem todos os micronutrientes podem ser dosados no sangue e alguns dos que podem não refletem seus níveis a longo prazo, isto é, algumas dosagens podem ser utilizadas somente para determinar o estado nutricional no momento da coleta.

O mineralograma capilar tem a grande vantagem de refletir com maior segurança que os exames bioquímicos o estado nutricional do indivíduo a longo prazo, mostrando os minerais que estão em níveis adequados e quais estão abaixo do ideal ou em maior concentração, lembrando que a ortomolecular não trabalha somente com faixas de referência, mas sim com valores ideias para otimização do metabolismo e prevenção de doenças.

Além da capacidade de avaliar o estado nutricional de minerais como cálcio, magnésio, ferro, zinco, cromo, vanádio, lítio, enxofre e outros ele ainda tem a grande vantagem de investigar os níveis de metais pesados que possam estra acumulados no indivíduo avaliado como alumínio, chumbo, mercúrio e outros. Metais pesados são altamente nocivos à saúde, o alumínio por exemplo, que está associado a Alzheimer, o chumbo a doenças emocionais e impotência sexual e o cobre a doenças articulares.

A partir do resultado deste exame o ortomolecular poderá determinar a dosagem dos micronutrientes e formular uma suplementação totalmente personalizada, além de poder determinar quais metais pesados precisarão ser quelados através de fitoterápicos que auxiliam na quelação destes metais, anulando sua ação nociva a saúde.

Para o exame será coletado somente 2 gramas de cabelo da nuca, o exame requer alguns preparos, consulte seu ortomolecular para maiores informações.

bottom of page