Contatos:

Tel.: (21) 3864-5820

Whatsapp: (21) 98296-3569

Rio de Janeiro: Rua Dr Thibau, 80 - sala 104 - Centro, Nova Iguaçu - RJ

Região dos lagos: Rua Narciso Fernandes Portugal, 181 - Jardim Flamboyant, Cabo Frio - RJ

Nutrição Esportiva

A nutrição no esporte é fundamental para que o atleta atinja suas metas, o treino realizado isoladamente, sem uma nutrição adequada dificilmente trará os resultados esperados para aquele que busca hipertrofia ou definição corporal.

É preciso garantir primeiramente que as células tenham a disposição todos os nutrientes necessários para suas reações enzimáticas, e muitas vitaminas e minerais atuam como coenzimas destas reações, como por exemplo, a própria contração muscular que depende de magnésio e cálcio.

Deste modo é importante que o nutricionista realize uma avaliação minuciosa da ingestão alimentar do indivíduo, bem como uma investigação bioquímica através de exames laboratoriais para determinar a concentração de alguns nutrientes de determinar se serão necessários suplementos, quais serão utilizados e a sua dosagem, que é individualizada.

A suplementação proteica também poderá ser utilizada para facilitar a rotina do atleta que muitas vezes não consegue fazer refeições que garantam a ele a concentração ideal de proteínas.

Os estudos mostram que para otimização da síntese muscular é necessário que a ingestão proteica determinada no cálculo das necessidades nutricionais do indivíduo, sejam idealmente fracionadas ao longo do dia, porém em muitos casos, os atletas chegam no consultório consumindo proteínas apenas em momentos pré ou pós treino ou em grandes refeições e em doses muitos elevadas, deixando as refeições intermediárias sem proteínas.

O ajuste da dieta é fundamental para excelentes resultados, o plano alimentar será calculado levando em consideração o treino, hábitos, rotina, local de trabalho e todas a individualidades do atleta, de modo que o planejamento dietético seja de fácil adesão e estrategicamente te elaborado para suas metas., poderão ser utilizados recursos ergogênicos para otimização dos resultados e capacidade de treino.

Para definição corporal será necessário que o percentual de gordura esteja baixo, assim será possível que a musculatura se torne aparente, neste caso uma dieta cutting poderá ser utilizada, nesta fase o foco é a redução de gordura corporal, já na fase de dieta bulking a hipertrofia é a meta principal, mediante a avaliação física e rotina de treinos poderemos definir qual melhor etapa e em qual momento para o atleta.