top of page
Buscar
  • Foto do escritorNutr. Bianca Oliveira

LowCarb

Primeiramente é preciso entender que  dieta lowcarb é diferente de alimento lowcarb.

A dieta de baixo carboidrato é uma estratégia nutricional muito eficaz, mas não é a única, existem várias estratégias, e aquela que pode ser boa pra você pode não ser a melhor pra outra pessoa.

Por exemplo: Se você ama pão mas é daquele tipo de pessoa que se comer 1 pão come a fornada inteira depois, talvez seja melhor remover ele de vez da sua dieta. Agora se você é uma pessoa que ama pão mas se controla em comer 1 unidade e isto não te faz exagerar, e se nós retiramos o pão da sua dieta você não vai conseguir segui-lá, talvez seja melhor colocar esse pão algumas vezes na semana.

Isto tudo é claro que sera avaliado individualmente e levando em conta vários outros aspectos.

Isto porque dependo da pessoa (peso, altura, hábitos anteriores...) 100 gramas de carboidratos por dia, pode se enquadrar como lowcarb já para outras pode não ser. ⠀ Outra observação é: Se você comia 300 gramas de carboidrato todo dia e passa a comer 150, pra você isso está sendo lowcarb, levando em consideração o que seu organismo estava acostumado a receber antes.


As recomendações tradicionais determinam de 4 a 6 gramas de carboidrato por quilo de peso, sendo assim qualquer ingestão de carboidratos menor que essa recomendação pode ser considerado lowcarb, por exemplo, um individuo com 60 quilos consumir 2 gramas de carboidratos por quilo pode consumir 120 gramas de carboidratos por dia e isto para ele ser lowcarb. Você pode optar por ir reduzindo o carboidrato aos poucos, fazendo assim uma adaptação mais lenta e tranquila ou reduzir dos seus 300 gramas pra 100 de imediato, assim o resultado da mudança tende a aparecer mais rápido, mas também a adaptação pode ser mais dificultosa. Qual o melhor modo ? O que funcionar melhor pra você ! Não adianta querer ser radical, não conseguir manter e desistir no caminho, ser radical funciona para alguns e pra outros pode ser péssimo. Ninguém conhece seu corpo melhor do que você que mora nele, então faça da maneira que for mais agradável e sustentável pra você, até porque seja a mudança radical ou lenta, o resultado final será o mesmo. Vários caminhos te levam ao mesmo lugar, alguns chegarão mais rápido pois aguentar correr, mas outros seguiram caminhando, o importante é não ficar parado. Você também pode optar por fazer uma dieta de médio carboidrato antes da lowcarb ou simplesmente ficar em médio e ter bons resultados. A lowcarb é uma estratégia muito boa para perda de peso, controle da glicemia, ovários policísticos, hipertrigliceridemia e outras doenças. Se você testou e se deu bem, excelente, siga em frete, mas se não se deu bem, pare e escolha outra estratégia...


Lowcarb não é dieta cetogênica! Vejo muitas pessoas comendo menos que 30 gramas de carboidrato por dia e isto a longo prazo é ruim porque uma quantidade tão pequena assim limita o consumo de vegetais demais. A base de uma alimentação saudável seja ela de qual estratégia for são os VEGETAIS, afinal o homem não dominou a agricultura em vão, rs. Não se preocupe com abóbora e cenoura, mas sim com pão e grãos refinados. A base de uma lowcarb saudável são vegetais e a retirada de alimentos industrializados que são cheios de aditivos químicos nocivos à sua saúde. E lembre-se que um alimento ser lowcarb não o torna saudável, embutidos são lowcarb mas não péssimos! E um alimento ser Hi carb não o torna vilão e também não significa que esse alimento não possa entrar na dieta lowcarb, porque o que vale é que no fim do dia a conta feche, dá pra comer grão de bico e banana e no fim do dia a dieta  fechar lowcarb, isso vai depender de todo o restante da sua alimentação ao longo do dia. Enfim, coma vegetais em todas as refeições que forem possíveis, porque não comer palitos de cenoura com guacamole no lanche da tarde? Ou rodelas de pepino com tahine ? Muitas pessoas fazem lowcarb e ficam com o intestino travado, isto porque estavam comendo poucos vegetais. Um prato saudável lowcarb ou não deve ter no mínimo 50% de vegetais na sua composição.

Outras pessoas acham que porque a dieta é lowcarb Hifat podem comer gordura a todo direito, outros ainda acham que podem consumir proteínas sem limites e como base da alimentação, de modo algum! Entenda, que todo excesso vai ser ARMAZENADO e daí você vai engordar mesmo fazendo lowcarb, tudo deve ter moderação, um punhado de oleaginosas e já deu, nada de comer um pote vendo TV, rs.

As proteínas serão na mesma proporção de uma dieta tradicional, afinal a estratégia é Hi fat e não Hi protein, mas não é porque a estrategia é Hi fat que se poderá comer gordura além do necessário.

As calorias deverão ser contadas sim, se você fizer uma lowcarb e consumir um teor calórico sem estar em saldo negativo (ingerir menos que gasta), dificilmente conseguirá perder peso, o saldo calórico negativo é necessário em qualquer estrategia nutricional, não existe uma estrategia nutricional que te permita comer a vontade a todo tempo além das suas necessidades nutricionais. Prato colorido sempre, consuma legumes e verduras como base da sua alimentação, isto vale pra qualquer estratégia nutricional que possa ser realizada a longo prazo.

140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Emagrecimento: Além do balanço calórico negativo

Nós já falamos aqui sobre balanço calórico negativo, mas como isso se define? ⠀ Existem alguns cálculos padronizados que o nutricionista faz para definir as calorias que seu corpo gasta em repouso, e

Hipertrofia e testosterona

A hipertrofia muscular é influenciada por diversos fatores, sendo como crucial o estímulo (exercício), mas também a dieta,  o descanso e o equilíbrio hormonal. ⠀ A bioquímica na hipertrofia muscular é

bottom of page