Buscar
  • Nutr. Bianca Oliveira

Lowcarb e consumo de vegetais como protetor cardiovascular

Atualizado: 30 de Jun de 2018

Um estudo PURE publicado no The Lancet conclui que o consumo de gorduras oferece menor risco cardiovascular que o consumo mais elevado de carboidratos.

Mas como nada é perfeito o estudo não avalia qual tipo de carboidrato, isso faria muita diferença porque comparar uma dieta hicarb rica em farinha e açúcar com uma alta em gorduras é totalmente diferente de comprar uma hicarb rica em frutas, legumes e verduras, mas tudo bem, o estudo só queria avaliar se a gordura aumentaria o risco de doença cardíaca.

Só que na mesma semana saiu outro estudo PURE no The Lancet, publicado por quase todos os mesmos autores e avaliando o mesmo número de pessoas em também 18 países, como que o estudo anterior que citei.


Neste outro estudo eles concluem que o ALTO consumo de frutas e verduras (carboidratos!) oferece um baixo risco de doenças cardiovasculares e mortalidade.

Bom, agora você deve estar se perguntando em que acreditar ou o que fazer...

Mas se pararmos pra ver com imparcialidade vamos notar que não há discordância nos estudos, mas sim que é possível fazer uma dieta hifat saudável e também um hicarb saudável, simples assim.

O que vale primeiramente é a sua individualidade biológica, ok. Não esqueça que pra você pode ser bom fazer algo que pra outro será ruim...

É perfeitamente possível montar uma dieta hi carb saudável ou lixo e uma dieta hi fat saudável ou lixo.

A escolha dos alimentos é que fará a diferença e não o simples fato do cálculo final da dieta ser low ou hi carb ... isso os estudos não avaliam.


A maioria dos estudos geralmente não avaliam quais tipos de alimentos foram priorizados nas dietas pesquisadas e isto deixa os estudos um tanto fraco e abertos a interpretações.

Obviamente uma dieta hi carb rica em farinha refinada é totalmente diferente de uma rica em verduras, frutas e legumes.


Uma dieta hi fat rica em gordura hidrogenada, óleo e refinado e excesso de gordura saturada (sim, não é o quanto quiser comer, não é porque você faz hi fat que pode encher o prato de torresmo e comer como pipoca 😂) é totalmente diferente de uma dieta hi fat rica em oleaginosas, azeite e até sementes gordas (que são hifat e ricas em antioxidantes).


Então amigos, não importa se o estudo saiu no Lancet ou no céu, o que importa é como o seu corpo reage a dieta que está fazendo e não só o que muda no peso, mas também nos exames, na clínica e na sua saúde no geral.


É possível você emagrecer ou hipertrofiar comendo mais frutas e ainda ter saúde ? Desde que dentro do calculado pra você, SIM!

É possível vc emagrecer ou hipertrofiar comendo mais gorduras ? Desde que dentro do calculado pra vc, SIM!


O que funciona para você pode não funcionar para o outro, por isso é importante conhecer seu corpo e os sinais que ele te dá.


O nutricionista irá montar um cardápio calculado que se adeque a seus objetivos e sua individualidade, seja ela lowcarb ou hicarb, lowfat ou hifat um bom nutricionista consegue montar ambos de maneira sauável e avaliar qual a melhor estratégia pra você.

Fruit, vegetable, and legume intake, and cardiovascular disease and deaths in 18 countries (PURE): a prospective cohort study. Lancet. 2017 Nov 4; 390 (10107):2037-2049.


Associations of fats and carbohydrate intake with cardiovascular disease and mortality in 18 countries from five continents (PURE): a prospective cohort study. Lancet. 2017 Nov 4; 390(10107):2050-2062


0 visualização

Tel.: (21) 3864-5820

Whatsapp: (21) 98296-3569

Rio de Janeiro: Rua Dr Thibau, 80 - sala 104 - Centro, Nova Iguaçu - RJ