top of page
Buscar
  • Foto do escritorNutr. Bianca Oliveira

L carnitina e Colina são seguros para suplementação?

A L carnitina é uma substância presente abundantemente na carne e a colina na gema do ovo.


Até pouco tempo tanto a L carnitina como a colina foram associadas mais enfatizadamente a benefícios a saúde, a L carnitina auxiliando a beta oxidação no emagrecimento e geração de energia e a colina na hepática e nervosa, por exemplo.

Novos estudos mostram que a flora intestinal é capaz de metabolizar a colina e a L carnitina em uma substância conhecida como TMAO.

A TMAO se mostrou preditora da aterosclerose e AVC, estudos em ratos suplementados com L carnitina revelaram aceleração da aterosclerose, a TMAO ainda foi responsável por inibir a ação do HDL.

No artigo citado no final foi identificado que veganos e vegetarianos produziam menos TMAO com a suplementação de L carnitina que os onívoros, isto porque essa produção é feita pela da flora intestinal, que tende a ser mais saudável em vegetarianos.

Vários artigos já falam sobre o aumento no risco de doenças cardiovasculares a partir da L carnitina e colina.

Por isso nunca faça suplementação sem acompanhamento.

Koeth RA, Wang Z, Levison BS, Buffa JA, Org E, Sheehy BT, et al. Intestinal microbiota metabolism of l-carnitine, a nutrient in red meat, promotes atherosclerosis. Nat Med. 2013;19(5):576-85.

329 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nós já falamos aqui sobre balanço calórico negativo, mas como isso se define? ⠀ Existem alguns cálculos padronizados que o nutricionista faz para definir as calorias que seu corpo gasta em repouso, e

A hipertrofia muscular é influenciada por diversos fatores, sendo como crucial o estímulo (exercício), mas também a dieta,  o descanso e o equilíbrio hormonal. ⠀ A bioquímica na hipertrofia muscular é

bottom of page