Contatos:

Tel.: (21) 3864-5820

Whatsapp: (21) 98296-3569

Rio de Janeiro: Rua Dr Thibau, 80 - sala 104 - Centro, Nova Iguaçu - RJ

Região dos lagos: Rua Narciso Fernandes Portugal, 181 - Jardim Flamboyant, Cabo Frio - RJ

Buscar
  • Nutr. Bianca Oliveira

Flavonoides e atividade física - Quando suplementar?

Os flavonoides são fitoquímicos de várias classes, eles tem elevado poder antioxidante, tem ação anti-inflamatória, combatem os radicais livres e o envelhecimento precoce, além de agir na prevenção de várias doenças.


Sabemos que na atividade física são produzidos muitos radicais livres e os flavonoides podem combater estes radicais. Se é assim você deve estar pensando que então é válido suplementar flavonoides sempre que houver atividade física.

Vamos ver se é assim:


Na atividade física o grande benefício dos flavonoides é na estimulação da biogênese mitocondrial, que é o aumento no número de mitocôndrias, e como sabemos as mitocôndrias são nossas usinas de energia!

Os flavonoides também estimulam a via AMPK, que é a via responsável pela queima de gordura, essa via também é estimulada no jejum e em dietas hipocalóricas. Oba, então suplementar flavonóides auxilia no emagrecimento!

Como nada é perfeito aí vem ...

Estimular a via AMPK inibe a via mTOR,  e a via mTOR é a via responsável pela síntese muscular.


O que isso quer dizer?


🏃 Simples: Se você é um corredor, ciclista, ginástica, faz alguma atividade aeróbica ou está na fase cutting em busca de "secar" gordura, os flavonoides são bem vindos pra você.

🏋 Agora se você prática atividade resistida e busca hipertrofia, talvez não seja interessante a suplementação de flavonoides neste momento, não só pela inibição da via mTOR como pela ação anti-inflamatória. Usar flavonóides nesse caso vai atrapalhar a ação inflamatória que é necessária para síntese muscular e inibir sua via mTOR.

Mas... Vai chegar um momento em que você que pratica atividade de força vai precisar fazer um cutting pra dar uma "enxugada" na gordura que fatalmente acabou vindo no seu bulking, e será nesse momento que os flavonoides poderão ser utilizados pra você.

Nessa fase, nós suplementamos os flavonoides, eu particularmente gosto da quercetina pois sobre ela tem literatura bem documentada no auxílio da biogênese mitocondrial, ou seja, vamos auxiliar na redução do % de gordura, dar um Up na sua "usina de energia" .


Procure um nutricionista Fitoterapeuta, ele saberá o que é, e quando é mais indicado pra você. 💪 E bons treinos!

1 visualização