top of page
Buscar
  • Foto do escritorNutr. Bianca Oliveira

Cúcurma e curcumina

Dentre todos os alimentos de fácil acesso a cúrcuma é a que tem maior ação antinflamatoria, vários estudos mostram seus benefícios, desde redução do quadro inflamatório como de artrites, do risco de doença cardiovascular, potente ação antioxidante, redução de marcadores inflamatórios e da resistência a insulina e até dos sintomas de quadros depressivos.


A cúrcuma, também conhecida como açafrão da terra, é uma raiz semelhante ao gengibre com polpa de coloração amarelo alaranjada, que é mais comum encontrar a venda na forma de pó, ela pode ser utilizado como tempero nas mais diversas receitas, como molhos, vegetais ou mesmo colocar no arroz para dar aquela cor especial. 🍽 A cúrcuma é um dos ingredientes do Curry, um tempero levemente picante que é uma combinação de cúrcuma, pimenta do reino e outras especiarias.

A curcumina tem sua absorção potencializada na presença da piperina, uma substância encontrada na pimenta do reino, sendo assim o curry, que leva os dois ingredientes, é uma combinação antinflamatória em potencial, também podemos na hora do preparo de uma receita colocar a cúrcuma e a pimenta do reino juntas.

Dependendo do objetivo o nutricionista poderá prescrever diretamente a curcumina, que é a substância ativa da cúrcuma responsáveis pelos benefícios descritos, e já incluir a piperina na mesma cápsula para otimizar a absorção do principio ativo.


Atenção pois há contra indicações: A curcumina tem ação anticoagulante, sendo assim, pessoas que fazem uso de medicação para "afinar" o sangue devem consultar o nutricionista para saber se podem utilizar a cúrcuma, como ela também reduz a resistência a insulina, pacientes diabéticos sob uso de medicação para controle glicêmico podem ter hipoglicemias, neste caso vale conversar com o médico para ajustar a medicação.


A secreção biliar também é estimulada pela curcumina, então pessoas com colelitíase ou colecistite devem consultar o nutricionista e por fim, existem relatos do aumento de contrações uterinas, assim gestantes também devem consultar o médico e o nutricionista antes de utilizar.

460 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Emagrecimento: Além do balanço calórico negativo

Nós já falamos aqui sobre balanço calórico negativo, mas como isso se define? ⠀ Existem alguns cálculos padronizados que o nutricionista faz para definir as calorias que seu corpo gasta em repouso, e

Hipertrofia e testosterona

A hipertrofia muscular é influenciada por diversos fatores, sendo como crucial o estímulo (exercício), mas também a dieta,  o descanso e o equilíbrio hormonal. ⠀ A bioquímica na hipertrofia muscular é

bottom of page