Buscar
  • Nutr. Bianca Oliveira

Beta Glucana

Atualizado: 29 de Jun de 2018

A beta glucana, uma fibra presente na aveia que agrega vários benefícios à saúde, tais como prevenção de doenças cardiovasculares, controle da glicemia, colesterol, triglicerídeos e constipação intestinal, além disto estudos mostraram que a beta glucana aumenta a velocidade com que os neutrófilos (células de defesa) chegam aos locais de infecção, melhorando a capacidade de eliminar bactérias e reforçando a imunidade, reduzindo assim quadros de infecções.

A beta glucana é uma fibra prebiótica, que fortalece a microbiota intestinal, o que também vai reforçar a imunidade, pois a maior parte parte das células de defesa são produzidas no intestino.

Vale citar que o farelo de aveia (feito da parte mais externa do grão) é a melhor opção, pois tem teor mais elevado de fibras e beta glucanas que a polpa da aveia.

O farelo de aveia possui mais beta glucana que a aveia em si, pois é feito da parte mais externa do grão onde há maior concentração da substancia, o teor de beta glucana no farelo de aveia é em média de 9,5% já na farinha de aveia é em torno de 3,74% .


"Visão retrospectiva em fibras alimentares com ênfase em beta-glucanas no tratamento do diabetes, Braz. J. Pharm. 2009"

0 visualização

Tel.: (21) 3864-5820

Whatsapp: (21) 98296-3569

Rio de Janeiro: Rua Dr Thibau, 80 - sala 104 - Centro, Nova Iguaçu - RJ