Contatos:

Tel.: (21) 3864-5820

Whatsapp: (21) 98296-3569

Rio de Janeiro: Rua Dr Thibau, 80 - sala 104 - Centro, Nova Iguaçu - RJ

Região dos lagos: Rua Narciso Fernandes Portugal, 181 - Jardim Flamboyant, Cabo Frio - RJ

Bioimpedância BIODYNAMICS

Nosso consultório dispõe do aparelho de Bioimpedância BIODYNAMICS para avaliação da composição corporal, este aparelho é certificado pela ANVISA e utilizado a nível de pesquisa científica internacional. Através dele é possível avaliar a massa magra, percentual de gordura, nível de hidratação corporal e outros paramentos do indivíduo submetido ao exame.

Acompanhar a composição corporal do paciente é fundamental para se poder determinar a adesão que o mesmo teve ao plano alimentar proposto, bem como possíveis alterações que sejam necessárias realizar na dieta ou no treino.

Para praticantes de atividade física o acompanhamento do ganho de massa magra é essencial, pois a partir das avaliações feitas o educador físico e o nutricionista poderão ajustar seus planos de ação para que o paciente alcance seus objetivos.

No emagrecimento é de grande valia que se acompanhe a redução do percentual de gordura, em dietas de cutting deve-se ter o cuidado em evitar ao máximo a perda de massa magra, uma vez que o objetivo é que se perca gordura no emagrecimento.

Existem diversos métodos de avaliação da composição corporal, eles podem ser feitos com adipômetros, os quais existem vários no mercado com diferentes níveis de  acurácias, a técnica ao se utilizar o adipômetro deve ser muito bem aplicada para se evitar possíveis erros na hora de determinar a composição corporal, é fundamental também escolher o melhor protocolo para aplicar os resultados das dobras cutâneas aferidas para os cálculos de massa gordurosa e magra uma vez que existem diversas fórmulas e protocolos validados e em cada um deles se obtém um resultado diferente do outro, vale lembrar que o adipômetro não é capaz de revelar o nível de hidratação corporal do indivíduo avaliado, somente a bioimpedância consegue fazer esta avaliação.

Já a bioimpedância é um aparelho que envia impulsos elétricos através de eletrodos que estarão em contato com a pele do paciente, estes impulsos não causam choque ou dor, são somente suficientes para se obter uma leitura de composição corporal, onde ela gera o resultado da massa magra, percentual de gordura, nível de hidratação corporal e outros.

Existem diversos aparelhos de bioimpedância que podem ser utilizados, porem o nível de acurácia e fidelidade do exame, depende fortemente da qualidade do equipamento escolhido; os aparelhos que fazem avaliação tetrapolar são os mais confiáveis, pois tramitem os impulsos elétricos por 4 polos e não apenas dois como nos aparelhos mais simples.

Dentre os aparelhos de avaliação tetrapolar existem algumas opções e é de grande valia que se utilize um aparelho validado pela ANVISA e que sejam utilizados a nível de pesquisa científica, pois estes são os de mais alto grau de confiabilidade nos seus resultados.

Por este motivo nosso consultor escolheu o aparelho da BIODYNAMICS, ele e utilizado a nível de pesquisa científicas internacionais e é certificado pela ANVISA, assim podemos fornecer ao paciente o mais alto grau de confiança ao avaliar sua composição corporal.

Consulte valores do exame com

desconto para nossos pacientes.

 

Preparo para o exame:

Por ser um exame sensível à presença de água no corpo, a análise da bioimpedância deve seguir uma padronização do seu método nas quais devem-se respeitar os seguintes procedimentos:

• O paciente deve permanecer em decúbito dorsal em repouso por pelo menos 10 minutos antes do exame.

• O paciente deve retirar objetos de metal presos ao corpo, como anéis e brincos durante o exame.

• O paciente deve suspender o uso de medicamentos diuréticos no mínimo 24 horas antes da realização do teste.

• O paciente deve urinar pelo menos 30 minutos antes do exame.

• O consumo de alimentos e bebidas deve ser evitado até 4 horas antes de se realizar o teste.

• A prática de qualquer tipo de exercício físico até 8 horas anteriores não é recomendada e a prática de exercício físico intenso deve ser evitada nas 24 horas antecedentes ao exame.

• Medicamentos que cursem com retenção hídrica, se possível, devem ser retirados para a realização do exame.

• Não estar no período menstrual.

• Não estar febril.

• O paciente não deve ingerir álcool nas 48 horas que antecedem o exame, assim como evitar o consumo excessivo de chás, café e chimarrão na véspera.